Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3 Imagem 4 Imagem 5 Imagem 6 Imagem 7 Imagem 8

Histórico

O Centro de Memória da Unicamp (CMU), além de ser um centro de documentação e pesquisa de caráter sócio-histórico sobre Campinas e região do interior paulista, tem fomentado a reflexão, por meio de seminários e publicações, sobre a temática da memória como um espaço multidisciplinar de construção do conhecimento.

Desta maneira, em 1992, o CMU organizou o seminário denominado As Múltiplas Faces da Memória para o qual foram convidados profissionais atuantes em diversos campos do saber (Literatura, Antropologia, Psicologia, Pedagogia, Neurologia) para apresentar e discutir o enfoque utilizado no seu campo de conhecimento, em pesquisas sobre a memória.

A partir dessas discussões, o CMU lançou, na sua Coleção Seminários, a coletânea As Múltiplas Faces da Memória, organizada pelo antropólogo Carlos Rodrigues Brandão. O segundo seminário do CMU denominou-se Memória do Corpo Social e teve como objetivo, além de discutir as relações da memória com a cultura popular e com o corpo social, debater também as inúmeras formas de registro da memória e os entraves e desafios para o financiamento desse tipo de pesquisa. Nesta ocasião, foi prestada uma homenagem ao fundador do CMU, o Prof. José Roberto do Amaral Lapa que havia falecido recentemente. Os resultados desse encontro foram publicados na coletânea O Garimpeiro dos Cantos e Antros de Campinas editada em parceria entre o CMU e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

Em seu terceiro seminário As Múltiplas Faces da Memória: Territórios e Cenários da Lembrança, realizado em março de 2003, o CMU se associou ao Centro de Memória da Faculdade de Educação para organizar um evento que comemorasse também os 30 anos de criação da FE-UNICAMP. Neste Seminário, além de convidar pesquisadores e profissionais voltados ao estudo da memória, propusemos-nos a abrir a possibilidade para que os pesquisadores que iniciavam seus trabalhos nessa área participassem efetivamente do evento. Para tanto, criamos Grupos de Trabalho sobre temas relacionados à memória. Nesses espaços formou-se um fórum privilegiado de troca entre pesquisadores graduados, mestres e doutores.

Ainda em 2003, o CMU organizou o 1o. Fórum Permanente da Unicamp com o tema Memória e Patrimônio. Como resultado destes dois eventos de 2003, foi publicado um número especial da Revista Resgate com o título Memória e Patrimônio: Territórios e Cenários de Lembrança, lançado durante o IV Seminário do CMU de 2005. Este Seminário, organizado em conjunto com o Centro de Memória da Faculdade de Educação, inseriu-se no contexto das comemorações dos 20 anos do CMU com o tema Memória e Contemporaneidade.

O V Seminário do CMU, realizado em 2007, abordou o tema Memória, Ciência e Arte: Razão e Sensibilidade na Produção do Conhecimento e foi realizado novamente em parceria com a Faculdade de Educação da Unicamp em comemoração aos seus 35 anos de ensino e pesquisa. Nesse evento, que ganhou porte nacional, doze grupos de trabalho foram constituídos enfocando as mais diversas relações entre a memória e aspectos da vida social.

O VI Seminário do CMU, realizado em outubro de 2009, focalizou o tema Memória e Patrimônio. A questão do patrimônio cultural e da memória social, envolvendo bens de natureza material e imaterial, vem ganhando destaque nos debates acadêmicos nas últimas décadas no Brasil. Profissionais ligados a disciplinas diversas do campo das humanidades têm se dedicado a pesquisas e reflexões sobre essa temática, revelando a sua complexidade e, ao mesmo tempo, fornecendo elementos balizadores para a definição e redefinição de políticas públicas no campo da cultura. Com o intuito de contribuir com essa reflexão o VI Seminário reuniu trabalhos de pesquisadores de vários campos disciplinares e sob diferentes pontos de vista.

Realização

Apoio

Centro de Memória Portal Unicamp