Programação

GT – 2
Memória e Educação Patrimonial
Coord. Profª Drª Olga R. de Moraes Von Simson

Dia 14/10 (quarta-feira) Sala 12 – anexo I                               Fac. de  Educação ( FE) 

14h00 às 16h00 – Educação patrimonial a partir de suportes diversos (I)

1) Uma experiência de pesquisa e investigação de edifícios patrimoniais em Campinas na formação de alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo
Renata Baesso Pereira

2) O papel da Educação Patrimonial, na área da Arqueologia, para estabelecer um diálogo de pertencimento entre o patrimônio cultural e a sociedade, através da memória
Mariete Signel Lopes

3) Se essa casa fosse minha... História, Memória, Dialogismo e Polifonia nas relações de ensino
Marcos Donizetti Forner Leme

4) As Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos – entre a preservação, o conhecimento e a identidade. Um bem cultural diferenciado
Rodrigo Christofoletti 

5) História, Memória e Educação: Reminiscências do cotidiano das fazendas de café: Fazenda Quilombo, Limeira-SP
Maria José Ferreira de Araújo Ribeiro

6) Turismo Cultural e Educação Patrimonial em fazendas históricas paulistas: diálogos com a Gerontologia
Lívia Morais Garcia Lima

16h00 às 18h00 – Educação patrimonial e instituições educacionais (I)

7) A contribuição do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos e da comunicação on-line na elucidação da origem do primeiro curso no campo da nutrição no Brasil
Maria Lúcia Mendes de Carvalho

8) Centro de Memória ETE Cônego José Bento: Espaço de construção da memória escolar e de experiências pedagógicas
Júlia Naomi Kanazawa

9) Ação Educativa em Espaços Culturais: Uma experiência de Educação Patrimonial com crianças da educação infantil no Centro Cultural Martha Watts da Universidade Metodista de Piracicaba
Claúdia da Silva Santana e Joceli de Fátima Cerqueira Lazier

10) A Educação Patrimonial no currículo escolar: Uma análise do material didático “Patrimônios, Expressões e Produções
Juliana Hojas da Silva

 

Dia 15/10 (quinta-feira) Sala CL – 02                  Inst. de Estudos da Linguagem (IEL)

14h00 às 16h00 – Educação patrimonial a partir de suportes diversos (II)

1) Dos “Cadernos de Viagem” de Malba Tahan, uma história da formação de professores de matemática na CADES (1956-1967)
Juraci Conceição de Faria

2) Os lugares da memória: Experiências com Educação Patrimonial no ensino de História
Renata Maria Tamaso

3) Memórias Urbanas e Educação Patrimonial
Maria Sílvia Duarte Hadler

4) Relatos dos Estudantes Guineenses formandos e em formação: A formação “fora do lugar” e o desafio do retorno
Cristina Mandau Ocuni Cá

16h20 às 18h00 – Educação patrimonial e instituições educacionais (II)

5) Patrimônio Histórico, Memória e Educação: A produção do conhecimento histórico através da metodologia da História Oral
Lincoln Christian Fernandes e Alessandra Cristina Furtado

6) Da desescolarização dos museus a musealização do passado escolar
Lívia Persicano Stephan

7) Educação Patrimonial em Pirenópolis
João Guilherme da Trindade Curado

8) O PEIS e sua memória a partir dos depoimentos de seus alunos
Carlos Roberto de Souza

 

Dia 16/10 ( sexta feira) Sala 15 – Anexo I                                  Fac. de Educação (FE)

14h00 às 16h00 – Educação patrimonial e diversidades culturais

1) O Mito no Museu: Análise das máscaras do ritual da Moça Nova enquanto símbolos que constituem a memória social do povo Ticuna
Raquel Maia Mattos

2) Batuque de umbigada paulista: Educação, Memória e Patrimônio
Claudete de Sousa Nogueira

3) A representatividade do Internato São Paulo Saihou Jogakuin na constituição sócio-cultural nipo-brasileira
Regina Chiga Akama

4) A inserção da comunidade no desenvolvimento do turismo em Ouro Preto-MG: Uma análise dos projetos de Educação Patrimonial
Regina Andrea Martins

5) A Educação Patrimonial vai à escola
Mirza Maria Baffi Pellicciotta

16h20 às 18h00 – Educação patrimonial, folclore e arte

6) Banda de música e Patrimônio Imaterial
Cláudia Felipe da Silva

7) O restauro do órgão Cavaillé-Coll da Catedral Metropolitana de Campinas e suas possibilidades inclusivas de educação
Júlio César Ferraz Amstalden

8) Thomaz Perina, um atelier na fronteira
Sônia Aparecida Fardin

9) A urgência do diálogo entre Cultura e Educação: O caso do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Raquel Maria Oliveira Medeiros de Melo

10) Memória Social: Em defesa das cantigas de roda
Ana Maria Paes Leme Carrijo Abrahão e Conceição Aparecida Costa Azenha

 

GT – 2
Memória e Educação Patrimonial
Rosaelena Scarpeline

Dia 15/10 (quinta-feira) Sala CL – 05                  Inst. de Estudos da Linguagem (IEL)

14h00 às 18h00 – Educação patrimonial e museus

1) Educação em museus: Processos e Perspectivas
Adriana de Carvalho Barão

2) Patrimônio Cultural e Memória: “Ações educativas em museus com público de Terceira Idade”
Judith Mader Elazari

3) Projeto educativo da rede Museu da Energia e Núcleo de Documentação e Pesquisa
Antonio Marcos de Oliveira Passos

4) Memória, Educação e Patrimônio na Cidade Monumento: O projeto de museu-escola do Museu da Inconfidência e suas contribuições para o debate sobre Educação Patrimonial
Nara Rúbia de Carvalho Cunha

5) Quem o Museu Histórico Nacional pensa que visita suas exposições? Um exercício de leitura
Elizabeth Aparecida Duque Sabra

6) Arquivo Escolar e Memória Social: Os primeiros grupos escolares da cidade de Itu
Aline Antunes Zanatta

 

Dia 16/10 (sexta-feira) Sala 16 – Anexo I                                   Fac. de Educação (FE)     

14h00 às 18h00 – Educação patrimonial, poder público e movimentos sociais

1) Educação Patrimonial: Potencialidades do diálogo com gestores públicos
Maria de Fátima Guimarães Bueno e Cleonice Aparecida de Souza

2) Reconstruindo uma história – A formação do Centro de Educação e Assessoria Popular
Mônica Alves Silva

3) Saúde e Cidade: Uma experiência de ação e educação patrimonial na cidade de Campinas
Luzia Aparecida Joinhas, Ezequiel Barel Filho, Marcelo Gáudio Augusto e Rita de Cássia Paiva

4) O ensino da história na permanência do patrimônio
Bruno Felipe Vieira

5) Inventário de fontes das escolas dirigidas pelo educador anarquista João Penteado (1912-1961): Dimensão pedagógica e contribuição para a história da relação trabalho e educação no Brasil
Tatiana da Silva Calsavara

 

Realização Apoio
Centro de Memória Portal Unicamp