Programação |
GT – 2 Dia 14/10 (quarta-feira) Sala 12 – anexo I Fac. de Educação ( FE) 14h00 às 16h00 – Educação patrimonial a partir de suportes diversos (I) 1) Uma experiência de pesquisa e investigação de edifícios patrimoniais em Campinas na formação de alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo 2) O papel da Educação Patrimonial, na área da Arqueologia, para estabelecer um diálogo de pertencimento entre o patrimônio cultural e a sociedade, através da memória 3) Se essa casa fosse minha... História, Memória, Dialogismo e Polifonia nas relações de ensino 4) As Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos – entre a preservação, o conhecimento e a identidade. Um bem cultural diferenciado 5) História, Memória e Educação: Reminiscências do cotidiano das fazendas de café: Fazenda Quilombo, Limeira-SP 6) Turismo Cultural e Educação Patrimonial em fazendas históricas paulistas: diálogos com a Gerontologia 16h00 às 18h00 – Educação patrimonial e instituições educacionais (I) 7) A contribuição do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos e da comunicação on-line na elucidação da origem do primeiro curso no campo da nutrição no Brasil 8) Centro de Memória ETE Cônego José Bento: Espaço de construção da memória escolar e de experiências pedagógicas 9) Ação Educativa em Espaços Culturais: Uma experiência de Educação Patrimonial com crianças da educação infantil no Centro Cultural Martha Watts da Universidade Metodista de Piracicaba 10) A Educação Patrimonial no currículo escolar: Uma análise do material didático “Patrimônios, Expressões e Produções
Dia 15/10 (quinta-feira) Sala CL – 02 Inst. de Estudos da Linguagem (IEL) 14h00 às 16h00 – Educação patrimonial a partir de suportes diversos (II) 1) Dos “Cadernos de Viagem” de Malba Tahan, uma história da formação de professores de matemática na CADES (1956-1967) 2) Os lugares da memória: Experiências com Educação Patrimonial no ensino de História 3) Memórias Urbanas e Educação Patrimonial 4) Relatos dos Estudantes Guineenses formandos e em formação: A formação “fora do lugar” e o desafio do retorno 16h20 às 18h00 – Educação patrimonial e instituições educacionais (II) 5) Patrimônio Histórico, Memória e Educação: A produção do conhecimento histórico através da metodologia da História Oral 6) Da desescolarização dos museus a musealização do passado escolar 7) Educação Patrimonial em Pirenópolis 8) O PEIS e sua memória a partir dos depoimentos de seus alunos
Dia 16/10 ( sexta feira) Sala 15 – Anexo I Fac. de Educação (FE) 14h00 às 16h00 – Educação patrimonial e diversidades culturais 1) O Mito no Museu: Análise das máscaras do ritual da Moça Nova enquanto símbolos que constituem a memória social do povo Ticuna 2) Batuque de umbigada paulista: Educação, Memória e Patrimônio 3) A representatividade do Internato São Paulo Saihou Jogakuin na constituição sócio-cultural nipo-brasileira 4) A inserção da comunidade no desenvolvimento do turismo em Ouro Preto-MG: Uma análise dos projetos de Educação Patrimonial 5) A Educação Patrimonial vai à escola 16h20 às 18h00 – Educação patrimonial, folclore e arte 6) Banda de música e Patrimônio Imaterial 7) O restauro do órgão Cavaillé-Coll da Catedral Metropolitana de Campinas e suas possibilidades inclusivas de educação 8) Thomaz Perina, um atelier na fronteira 9) A urgência do diálogo entre Cultura e Educação: O caso do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular 10) Memória Social: Em defesa das cantigas de roda
GT – 2 Dia 15/10 (quinta-feira) Sala CL – 05 Inst. de Estudos da Linguagem (IEL) 14h00 às 18h00 – Educação patrimonial e museus 1) Educação em museus: Processos e Perspectivas 2) Patrimônio Cultural e Memória: “Ações educativas em museus com público de Terceira Idade” 3) Projeto educativo da rede Museu da Energia e Núcleo de Documentação e Pesquisa 4) Memória, Educação e Patrimônio na Cidade Monumento: O projeto de museu-escola do Museu da Inconfidência e suas contribuições para o debate sobre Educação Patrimonial 5) Quem o Museu Histórico Nacional pensa que visita suas exposições? Um exercício de leitura 6) Arquivo Escolar e Memória Social: Os primeiros grupos escolares da cidade de Itu
Dia 16/10 (sexta-feira) Sala 16 – Anexo I Fac. de Educação (FE) 14h00 às 18h00 – Educação patrimonial, poder público e movimentos sociais 1) Educação Patrimonial: Potencialidades do diálogo com gestores públicos 2) Reconstruindo uma história – A formação do Centro de Educação e Assessoria Popular 3) Saúde e Cidade: Uma experiência de ação e educação patrimonial na cidade de Campinas 4) O ensino da história na permanência do patrimônio 5) Inventário de fontes das escolas dirigidas pelo educador anarquista João Penteado (1912-1961): Dimensão pedagógica e contribuição para a história da relação trabalho e educação no Brasil
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