VIII Seminário Nacional do Centro de Memória – Unicamp

“Memória e acervos documentais. O Arquivo como espaço produtor de conhecimento” é a temática focalizada pelo VIII Seminário Nacional do Centro de Memória – Unicamp 2016, a ser realizado entre os dias 26, 27 e 28 de julho de 2016, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Convidamos, portanto, a comunidade acadêmica, profissionais ligados a escolas, museus, associações e instituições diversas, e demais interessados nas questões relacionadas ao campo da memória em suas variadas dimensões a participarem deste Seminário, contribuindo, com seus questionamentos e reflexões, tanto para o aprofundamento das discussões quanto para o encaminhamento de outras possibilidades de produção de conhecimento.
Sejam, pois, muito bem vindos!

 


NOTÍCIAS

 

Alimentação

Restaurantes e Cantinas – Unicamp

  • Cantina do Inst. de Biologia – IB (self-service) – Rua Monteiro Lobato, 255
  • Cantina da Fac. de Química (cardápio diário – opções entre prato trad. ou integrais) – Rua Sérgio Buarque de Holanda
  • Cantina do Inst. de Física – IFGW (self-service) – Rua Sérgio Buarque de Holanda, 777
  • Banca de Sucos do Ciclo Básico – Rua Sérgio Buarque de Holanda (em frente à Cantina da Física)
  • Casa da Moqueca – http://www.casadamoqueca.com.br/localizacao.html
  • Padaria Romana (self-service) – fora do campus – http://cafeebonsmomentos.com.br/
  • Restaurante da ADUNICAMP – Avenida Érico Veríssimo, 1459
  • Restaurante da Casa do Professor Visitante – CPV (almoço tipo buffet e jantar à la carte) – Avenida Érico Veríssimo, 1251
  • Restaurante Aulus – Professor Atílio Martini, 939 – Cidade Universitária (fora do campus)
  • Restaurante Bardana – Dr. Romeu Tórtima, 1500 (self-service) (fora do campus)

 

Lançamento de livros

Serão lançados os seguintes títulos no dia 27/07, no saguão do Centro de Convenções da Unicamp, das 18h30 às 19h30:

História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. Org.: Ana Maria Mauad, Juniele Rabêlo de Almeida, Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

 

História oral e arte: Narração e criatividade. Org.: Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

 

Por amor a Deus: O processo de alforria de escravos em Mariana (1750-1779). Carlo Guimarães Monti. SP: Annablume, 2016.

 

O Almanaque,  a locomotiva da cidade moderna: Campinas, décadas de 1870 e 1880. Maria Carolina Bovério Galzerani. Campinas, SP: Unicamp/CMU Publicações, 2016.

 

Arquivos on line: ação educativa no universo virtual. Adriana Carvalho Koyama. SP: Ed.ARQ-SP, 2015.

 

– Educação Popular I e II / Educação de Jovens e adultos. Org.: Osmar Fávero e Elisa Motta. RJ: Ed. De Petrus. (Os três DVD-Rom contidos no thesaurus reúnem: o primeiro, a documentação relativa à memória da educação popular, oriunda dos movimentos do final dos anos de 1950 e início dos anos de 1960; o segundo, a produção relativa aos trabalhos de assessoria das agências e centros de educação popular, atuantes de meados dos anos de 1970 até os dias atuais; o terceiro, a documentação que foi possível localizar da educação de jovens e adultos, especialmente as atividades governamentais e realizadas por universidades nessa área. Esse conjunto representa parte significativa das duas mil fontes documentais contidas no acervo organizado pelo NEDEJA – Núcleo de Documentação e Estudos em Educação de Jovens e Adultos, da UFF – Universidade Federal Fluminense.

Compreendem projetos, programas e propostas, documentos instituidores de campanhas e movimentos, relatórios de experiências, depoimentos, entrevistas, livros, artigos, teses e dissertações e especialmente material didático, entendido em sentido amplo: cartilhas e conjuntos didáticos para professores e alunos, folhetos de cordel, vídeos, filmes, fotos, diapositivos etc. Muitos desses materiais são exemplares raros, originais ou únicos, recolhidos em arquivos particulares, documentos salvos do pouco apreço à preservação de nossa memória ou que sobreviveram à desestruturação dos movimentos populares ocorrida no país após o golpe de 1964, guardados em situações adversas: embaixo de caixas d’água, no teto de igrejas ou mesmo enterrados, e à suspensão de atividade ou extinção de programas e experiências, mesmo governamentais, em períodos posteriores. A coleção não é completa, mas representa contribuição importante, pois a história da educação de adultos e da educação popular e mesmo a história mais recente da educação de jovens e adultos não aparecem nos livros de história da educação brasileira.)

 

prazo prorrogado

Atenção!! O prazo para envio dos textos completos para serem publicados nos Anais Eletrônicos do Seminário foi estendido até 25/07/2016 . As instruções para a formatação dos textos podem ser encontradas na página “inscrições” deste site, no tópico “instruções para apresentador de trabalho”.